Vereador Gabriel Diedrich celebra ampliação do Passe Livre entre Santo Antônio e Osório

Vereador Gabriel Diedrich celebra ampliação do Passe Livre entre Santo Antônio e Osório

Estudantes de Santo Antônio da Patrulha poderão se deslocar gratuitamente até Osório — e vice-versa — por meio do Programa Passe Livre Estudantil e Universitário. A conquista, resultado de uma longa mobilização junto ao Governo do Estado, representa a ampliação do benefício entre o município patrulhense, integrante do aglomerado urbano metropolitano, e Osório, localizado no Litoral Norte.

Isso será possível porque o governador assinou o decreto que transfere a linha de ônibus intermunicipal entre os dois municípios limítrofes para o Sistema Estadual de Transporte Metropolitano (SETM), atribuindo sua gestão à Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

O vereador Gabriel Diedrich comemora a liberação e faz questão de agradecer aos estudantes, às instituições e lideranças envolvidas na articulação. Ele cita o diretor do campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, Antônio Valente; os representantes da AERGS (Associação dos Estudantes do RS), na figura do coordenador operacional Paulo Machado; o coordenador do Programa Passe Livre Estudantil e Universitário da Metroplan, Hélio Schreinert Filho; e, em especial, o vice-governador Gabriel Souza.

Natural da região e com trajetória iniciada no movimento estudantil, Gabriel Souza teve papel fundamental na viabilização da medida.
Segundo o vereador Gabriel Diedrich, a ampliação do programa permitirá que estudantes do Litoral Norte se desloquem até o campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, ao mesmo tempo em que os patrulhenses poderão utilizar o benefício para estudar em instituições localizadas nos municípios do Litoral Norte.

“Não fazia sentido os estudantes universitários de Santo Antônio da Patrulha terem acesso ao transporte gratuito até cidades como Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Taquara, e não poderem se deslocar até Osório, que é muito mais perto”, destacou o vereador. “Essa era uma distorção histórica do programa que precisava ser corrigida — e agora foi.”

Para dar sequência à implementação da medida, haverá um encontro no plenário da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 14 horas, reunindo todos os agentes envolvidos a fim de articular o início da operação. O objetivo é apurar e levantar a demanda, bem como discutir a eventual criação de rota e os horários a serem definidos.

A articulação contou com a presença do vereador Gabriel Diedrich, da Metroplan, da AERGS, da empresa concessionária da linha — atualmente operada pela Unesul — e das instituições de ensino que serão impactadas com a decisão.

Fonte/Foto: Vereador Gabriel Diedrich

Deixe um comentário