Curso de Licenciatura em Letras do IFRS – Campus Osório é nota máxima na avaliação do MEC

O curso superior de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório conquistou o conceito 5 (nota máxima) na avaliação in loco do Ministério da Educação (Inep/MEC), realizada de 23 a 25 de abril de 2025, de modo on-line. Os avaliadores conheceram as instalações físicas da unidade, conduzidos em uma visita virtual pelo professor Mateus da Rosa Pereira, à época coordenador do curso, participaram de diversas reuniões com gestores, membros de comissões, docentes e estudantes, e analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os currículos do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso.

Este processo de avaliação renova o reconhecimento do curso em 2019, quando foi obtido o conceito 4, que refere-se a “muito bom”. Segundo o professor Mateus, esta melhoria contínua, agora atingindo o nível de excelência, reflete o amadurecimento institucional do curso de Letras, que neste ano comemora 10 anos de funcionamento. “Desde a primeira avaliação externa, Colegiado, NDE e discentes trabalharam sistematicamente para melhorar aspectos fundamentais para o bom andamento do curso. Assim, a nota representa o reconhecimento de um esforço coletivo, institucional e organizado”.
Para o docente, a preparação do campus e a colaboração de toda a comunidade acadêmica foi fundamental para a conquista: “A qualidade do curso deve ser real, pois a avaliação do Inep é séria e rigorosa. Produção intelectual, aulas com qualidade, alunos e professores comprometidos, processos claros e previsíveis que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão — tudo isso deve estar implementado de maneira sólida e satisfatória. Porém, acredito que, como em toda a avaliação, é essencial conhecer os instrumentos e os critérios utilizados pelo Inep, que são bastante detalhados. Isso leva tempo e requer muita organização da parte do NDE, da Coordenação e do Colegiado. Além de toda essa preparação, o apoio que recebemos dos setores técnico-administrativos como a TI, o Audiovisual, o AEE, a Comunicação, os Registros Acadêmicos e a Biblioteca, entre outros, e do Departamento de Avaliação Institucional do IFRS, garantiu uma ótima impressão, para que pudéssemos apresentar evidências concretas que envolvem o campus como um todo”.
O diretor-geral pro tempore do Campus Osório, Marcelo Paravisi, destaca que receber a nota máxima na avaliação do MEC para o curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês é um marco importante para o Campus Osório, especialmente por sua relevância para a educação do litoral norte do Rio Grande do Sul. “A conquista do conceito 5 é resultado de um conjunto de fatores: trabalho sério e comprometido da equipe docente e técnica, envolvimento dos estudantes e a articulação com as escolas de educação básica da região, apoio institucional em todas as etapas do processo formativo, qualidade do projeto pedagógico, infraestrutura disponível e constante diálogo com a comunidade. A integração entre teoria e prática, juntamente à qualificação do corpo docente, teve papel decisivo para esse reconhecimento. Um reconhecimento da excelência do nosso trabalho que reforça o papel do Instituto Federal na promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, alinhada aos objetivos dos Institutos Federais: formar profissionais altamente capacitados e contribuir para o desenvolvimento regional e social. Para nossa comunidade acadêmica, essa conquista é motivo de muito orgulho e reflete o compromisso contínuo com a excelência educacional”.
Isabel Selistre, que assumiu a coordenação da Licenciatura em Letras Português/Inglês no dia 05 de maio, destaca o orgulho pela nota máxima alcançada na avaliação do MEC e o compromisso que tem pela frente, de “dar continuidade ao trabalho que nos trouxe até aqui, conduzido de forma exemplar com pelo Prof. Mateus Pereira”. Ela completa: “A conquista da nota 5 é resultado do esforço coletivo de uma equipe dedicada – docentes, técnicos e estudantes – que acredita na força da educação pública, gratuita e de qualidade. Representa, também, o reconhecimento do nosso compromisso com uma formação alinhada aos desafios contemporâneos e às transformações sociais, culturais e linguísticas que nos impactam e exigem posicionamentos éticos e responsáveis. Nossa perspectiva é seguir fortalecendo essa caminhada: investir em ações que ampliem o diálogo com a comunidade, qualifiquem ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão, e acolham as diversidades. Queremos um curso cada vez mais vivo, plural e conectado com as demandas da sociedade”.
A avaliação
A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco. Conforme o relatório de avaliação, no que tange à organização didático-pedagógica, a proposta curricular articula teoria e prática, integrando ensino, pesquisa e extensão. O Inep reconheceu que “o curso valoriza a diversidade e a inclusão, contemplando legislações sobre acessibilidade, educação inclusiva, diversidade étnico-racial e direitos humanos. O perfil do egresso reflete a formação de profissionais aptos a promover práticas transformadoras e socialmente responsáveis. As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa do IFRS estão integradas ao curso, com ênfase na articulação entre essas áreas”. Com relação ao corpo docente, salientou que o curso conta com um corpo docente qualificado, com um Núcleo Docente Estruturante (NDE) atuante e um colegiado do curso que assegura a governança acadêmica. Segundo as avaliadoras, “observa-se um equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão, com produção científica relevante por parte dos docentes”.

O curso
A Licenciatura em Letras Português/Inglês visa formar profissionais capazes de lidar criticamente com as linguagens, especialmente a verbal, considerando a importância do ensino e aprendizagem de línguas na mediação da construção de conhecimentos. O objetivo é habilitar professores que desejam atuar no ensino de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa em instituições públicas ou privadas e em empresas de tradução e revisão, competentes e éticos, para que possam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e justa.
O curso é gratuito, com aulas à noite, duração de quatro anos e ingresso anual por processo seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem. A primeira turma ingressou em 2015, com a colação de grau realizada em março de 2020. Já foram formados um total de 23 professores pelo curso, e o número de estudantes matriculados atualmente é de 118.
Fonte/Fotos: Comunicação Campus Osório – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)