Osório: Bairro Medianeira terá primeira praça naturalizada com participação das crianças no projeto

A Administração Municipal, em Osório, vai construir uma nova praça no bairro Medianeira, entre as Ruas Hortênsias e Amor-Perfeito, ouvindo as crianças do bairro.
Na segunda-feira (12/05), a secretária de Meio Ambiente e Gestão Territorial, Lourdes Helena Goularte e o arquiteto e urbanista que coordena o projeto A Cidade das Crianças e a Rede Urban95, Alencar Massulo, estiveram no local da obra que terá, pela primeira vez, o conceito naturalizada do município.
“As crianças que moram próximas da praça serão convidadas para uma oficina, onde será feito o projeto e elas poderão opinar. A ideia é fazer a oficina lá mesmo, no local. Com o voluntariado da comunidade e as crianças brincando na rua, a praça vai proporcionar um lugar de convívio e pertencimento para o bairro”, disse a secretária.

Com a participação dos moradores do entorno, principalmente das crianças, o projeto seguirá as diretrizes dos parques naturalizados incentivados pela Rede Urban95, à qual o município de Osório faz parte. “É um conceito inovador que quebra alguns paradigmas sobre espaços de brincar, pois propõe maior conexão com a natureza. Com as crianças menores de 6 anos, pediremos que os cuidadores também participem da elaboração, chamamos de ‘projeto colaborativo’”, explica Alencar.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Territorial, integrada ao Projeto Cidade das Crianças, vai realizar a oficina com a comunidade e divulgar a data para que todos no entorno participem da iniciativa. A Cidade das Crianças é uma rede global idealizada pelo psicopedagogo italiano Francesco Tonucci e apoiada pela fundação holandesa Van Leer, através da Rede Urban95. Presente em mais de 300 cidades ao redor do mundo, o projeto busca transformar a gestão municipal ao incorporar a perspectiva infantil no planejamento urbano. O município de Osório aderiu aos dois programas.
Fonte/Fotos: Ascom PMO