Sessão da Câmara de Osório é marcada por pauta diversificada

Sessão da Câmara de Osório é marcada por pauta diversificada

Aconteceu na noite de terça-feira (20/05), a Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Osório. O edis cumpriram o protocolo que ocorre nos encontros semanais com leitura, discussões e a parte da aprovação de proposições e projetos.

Um dos destaques foi a presença do professor Olvides Vicari que ao fazer uso da Tribuna Livre, falou sobre o Grêmio Esportivo Polivalente – Gepol e a escolinha de futebol, que é um projeto de inclusão social. Em sua manifestação, agradeceu a homenagem da Câmara concedida ao Clube pela passagem dos seus 50 anos de história e enalteceu a importância dos vereadores junto ao município.

Semana Maria da Penha

Durante a Sessão um dos projetos de lei aprovados pelos edis foi o nº 059/2025, de autoria da vereadora Rosinari Jardim (Rosi Jardim) que institui, no âmbito do Município de Osório, a Semana Maria da Penha.

Essa deverá ser realizada, anualmente, na semana do dia 7 de agosto, data em que se comemora a sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal no 11.340, de 7 de agosto de 2006).

Enter os objetivos da iniciativa, estão a promoção de ações educativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher; fomento à cultura do respeito, da equidade de gênero e dos direitos humanos no ambiente escolar, sensibilização e conscientização da comunidade sobre a importância da Lei Maria da Penha.

Quanto às atividades da semana poderão ser realizadas: rodas de conversa, palestras; participação de profissionais das áreas da educação, saúde, segurança, assistênciasocial, representantes de movimentos sociais ou entidades voltadas à defesa dos direitos da mulher, elaboração de materiais educativos e informativos sobre a temática.

A vereadora Rosi salientou a importância de discutir sobre esse tema de forma recorrente, visando assim, promover a conscientização junto às mulheres e a comunidade, de uma forma geral e proveitosa, evitando ocorrências tristes.

Na oportunidade, os vereadores também aprovaram demais itens como: Pedido de indicação nº 079/2025, de autoria do vereador Julio Mirim; Pedido de Indicação nº 080/2025, de autoria do vereador Rossano Teixeira; Projeto de lei nº 059/2025; do Legislativo e Projeto de lei nº 064/2025, do Executivo, que denomina o horto municipal localizado no Bairro Popular de “Horto Municipal Paulo Cesar da Silva”.

Ainda na noite, entre o público, registro da presença de moradores do Bairro Laranjeiras que reivindicam melhorias para a infraestrutura no local. Esse, inclusive foi um dos temas discutidos pelos vereadores.

Fonte/Foto: ASCOM CMVO

Deixe um comentário